top of page

FAQ.

  • Qual a diferença entre 2D, 3D, 4D e 5D?"
    A Ecografia 2D é a típica imagem a preto e branco que permite ao médicos ver com atenção todos os órgãos do bebé e fazer um diagnostico pre Natal. A Ecografia 3D permite-nos ver o bebé em três dinensoes de forma estática (é somente uma fotografia do bebé em 3D). A Ecografia 4D permite-nos ver o bebé em tempo real, isto é com movimento, tal como num vídeo. A Ecografia 5D é um nome comercial dado para uma qualidade de imagem superior devido ao desenvolvimento da tecnologia. A imagem é mais nítida e assemelha-se muito com a realidade.
  • Porque são chamadas ecografias emocionais?
    O nome das ecografias que realizamos no nosso centro são meramente emocionais, pois o nosso objetivo é proporcionar aos pais e família emoção. Queremos que venham relaxados e aproveitem pra se deliciar com todos os jeitos, movimentos e traços do bebé. Durante as nossas ecografias não fazemos qualquer diagnóstico médico.
  • Quem realiza as ecografias emocionais?
    Apesar de não realizarmos diagnósticos médicos previligiamos profissionais com formação na área da saúde, pois a sensibilidade necessária para lidar com a gravidez e tudo o que esta implica tem de ser sempre tomada em conta. Um comentário ou um gesto fora do comum podem gerar ansiedade numa futura mãe.
  • Como são feitas as ecografias emocionais e qual a preparação necessária?
    São feitas tal como as ecografias 2D médicas, sendo que são sempre realizadas por via abdominal. Não necessita de nenhuma preparação, mas aconselhamos que não seja colocado creme/óleos nas 12h anteriores.
  • Quais os riscos associados às ecografias?
    A Ecografia, ao contrário dos raios-X e TAC, não possui radiações, pois é realizada através de ultra-sons. O aparelho capta o som que vibra nos tecidos e transforma-o em imagens.
  • Porque devo fazer a Ecografia emocional?
    Há pais que não sentem curiosidade em ver a cara do bebé antes de nascer. No entanto, a Ecografia emocional não serve somente para vermos s feições do bebé, pois durante esta Ecografia podemos ver todo o dia-a-dia do bebé no ventre materno (conseguimos ver em tempo real o bebé a mexer os pézinhos, colocar as mãos na boca, brincar com o cordão umbilical, entre outras coisas). Este tipo de exografias permite também que os pais tragam toda a família e amigos para partilhar o momento. É uma sessão para toda a família e é vivida sempre com alegria e emoção, já que a própria sala onde é realizada tem um ambiente propício.
  • Realizam ecografias médicas?
    Não. O nosso centro é especializado em ecografias emocionais e, propositadamente não realizamos ecografias médicas, pois pretendemos que os pais recorram a nos somente para uma experiência nova e relaxante.
  • Quando devo realizar?
    Realizamos estas ecografias a partir das 8 semanas até ao final da gravidez (às 40 semanas ainda pode ser possível ver o bebe). No entanto, há três fases ótimas: 8-12 semanas: Em que vemos o bebé a 2D, ouvimos o coração. 14-23 semanas: nesta fase podemos fazer a identificação de sexo do bebé e conseguimos ver o corpinho todo no ecrã e, apesar de a mãe provavelmente ainda não o sentir, conseguimos captar todos os movimentos que eles fazem. 28-30 semanas: nesta fase já conseguimos perceber feições e traços da face do bebé. Nesta altura captamos os bocejos, sorrisos e muitas expressões do bebé.
  • É sempre possível ver o bebé?
    Por motivos relacionados com a gravidez ou posição do bebé pode não ser possível captarmos imagens 5D. Desta forma, temos a opção da repetição da ecografia, sem custo adicional, em outro dia a combinar ou se, após avaliação da técnica concluirmos que não dará para ver o bebé e captarmos imagens 5D suficientes para completar o pack é feito um ajuste ao valor da sessão. Se não for possível captar NENHUMA imagem 5D é cobrado somente o valor de 20€- correspondentes ao tempo de sessão. Porque é que uns bebés se mostram tão bem e outros não deixam ver nada - Idealmente o bebé tem de estar cefálico (cabeça para baixo), porque quando estão sentados as pernas estão todas para cima e a tapar a cara; - É necessário ter bom líquido amniótico (gravidezes em que haja pouco líquido não deixam ver o bebé a 5D); - Posição do bebé: Para os conseguirmos ver de frente precisamos que na imagem a 2D estejam de perfil (aquela imagem com o narizinho apontado para cima); - Placenta anterior vs posterior: reduzimos a possibilidade de vê-los tão bem quando a placenta é anterior, pois eles ficam encostados; - Tipo de pele/gordura abdominal: podem desfocar a imagem, tirar qualidade à imagem, complicar a visualização, mas não é certo. Vai depender sobretudo da quantidade de liquido amniótico.
  • E se quiser realizar uma festa de revelação de sexo?
    Tem havido imensos pedidos de pais que não querem saber o sexo do bebé no momento, pois estão a preparar uma festa de revelação. Nós gostamos de ajudar nesta preparação e, nesses casos, identificamos o sexo sem o revelar e oferecemos aos pais um papel em envelope fechado com a revelação.
  • Estas ecografias podem ser realizadas em gémeos?
    Sim. Realizamos em gravidezes de gémeos, trigémeos ou mais! Vamos necessitar de mais tempo, mas não é por serem mais que vai pagar o dobro. Por cada gémeo cobramos somente mais 15€ relativamente ao valor da sessão.
  • O material de recordação é entregue na hora?
    Sim. Após a sessão é feito o envio ou gravação das imagens e vídeo e a impressão das fotografias (dependendo da sessão escolhida).
  • E se não conseguir comparecer ou chegar atrasada?
    Os horários face à hora agendada não podem ser superiores a 5 minutos, mas aconselhamos sempre os pais a ligar a avisar do atraso para podermos organizar a agenda. Em caso de não comparecer pode sempre reagendar, mas caso não o queira e já tenha efetuado qualquer tipo de pagamento não efetuamos devoluções.
bottom of page