
FAQ.
A Ecografia 2D é a tÃpica imagem a preto e branco que permite ao médicos ver com atenção todos os órgãos do bebé e fazer um diagnostico pre Natal. A Ecografia 3D permite-nos ver o bebé em três dinensoes de forma estática (é somente uma fotografia do bebé em 3D). A Ecografia 4D permite-nos ver o bebé em tempo real, isto é com movimento, tal como num vÃdeo. A Ecografia 5D é um nome comercial dado para uma qualidade de imagem superior devido ao desenvolvimento da tecnologia. A imagem é mais nÃtida e assemelha-se muito com a realidade.
O nome das ecografias que realizamos no nosso centro são meramente emocionais, pois o nosso objetivo é proporcionar aos pais e famÃlia emoção. Queremos que venham relaxados e aproveitem pra se deliciar com todos os jeitos, movimentos e traços do bebé. Durante as nossas ecografias não fazemos qualquer diagnóstico médico.
Apesar de não realizarmos diagnósticos médicos previligiamos profissionais com formação na área da saúde, pois a sensibilidade necessária para lidar com a gravidez e tudo o que esta implica tem de ser sempre tomada em conta. Um comentário ou um gesto fora do comum podem gerar ansiedade numa futura mãe.
Há pais que não sentem curiosidade em ver a cara do bebé antes de nascer. No entanto, a Ecografia emocional não serve somente para vermos s feições do bebé, pois durante esta Ecografia podemos ver todo o dia-a-dia do bebé no ventre materno (conseguimos ver em tempo real o bebé a mexer os pézinhos, colocar as mãos na boca, brincar com o cordão umbilical, entre outras coisas). Este tipo de exografias permite também que os pais tragam toda a famÃlia e amigos para partilhar o momento. É uma sessão para toda a famÃlia e é vivida sempre com alegria e emoção, já que a própria sala onde é realizada tem um ambiente propÃcio.
Realizamos estas ecografias a partir das 8 semanas até ao final da gravidez (à s 40 semanas ainda pode ser possÃvel ver o bebe).
No entanto, há três fases ótimas:
8-12 semanas: Em que vemos o bebé a 2D, ouvimos o coração. 14-23 semanas: nesta fase podemos fazer a identificação de sexo do bebé e conseguimos ver o corpinho todo no ecrã e, apesar de a mãe provavelmente ainda não o sentir, conseguimos captar todos os movimentos que eles fazem. 28-30 semanas: nesta fase já conseguimos perceber feições e traços da face do bebé. Nesta altura captamos os bocejos, sorrisos e muitas expressões do bebé.
Por motivos relacionados com a gravidez ou posição do bebé pode não ser possÃvel captarmos imagens 5D. Desta forma, temos a opção da repetição da ecografia, sem custo adicional, em outro dia a combinar ou se, após avaliação da técnica concluirmos que não dará para ver o bebé e captarmos imagens 5D suficientes para completar o pack é feito um ajuste ao valor da sessão. Se não for possÃvel captar NENHUMA imagem 5D é cobrado somente o valor de 20€- correspondentes ao tempo de sessão.
Porque é que uns bebés se mostram tão bem e outros não deixam ver nada
- Idealmente o bebé tem de estar cefálico (cabeça para baixo), porque quando estão sentados as pernas estão todas para cima e a tapar a cara;
- É necessário ter bom lÃquido amniótico (gravidezes em que haja pouco lÃquido não deixam ver o bebé a 5D);
- Posição do bebé: Para os conseguirmos ver de frente precisamos que na imagem a 2D estejam de perfil (aquela imagem com o narizinho apontado para cima);
- Placenta anterior vs posterior: reduzimos a possibilidade de vê-los tão bem quando a placenta é anterior, pois eles ficam encostados;
- Tipo de pele/gordura abdominal: podem desfocar a imagem, tirar qualidade à imagem, complicar a visualização, mas não é certo. Vai depender sobretudo da quantidade de liquido amniótico.
Os horários face à hora agendada não podem ser superiores a 5 minutos, mas aconselhamos sempre os pais a ligar a avisar do atraso para podermos organizar a agenda.
Em caso de não comparecer pode sempre reagendar, mas caso não o queira e já tenha efetuado qualquer tipo de pagamento não efetuamos devoluções.